JESUS TE AMA COMO NINGUÉM POIS ELE É TEU SALVADOR

COMO DIALOGAR? III




O primeiro passo é aprender a OUVIR  atenciosamente seu parceiro (a) e companheiro (a). Neste ouvir, procure entender o que ele (a) está querendo dizer, e se não compreender, é óbvio, não tenha medo de dizer: 'não entendi o que você acabou da falar, meu bem'. Também não finja que entendeu só para agradá-lo (a), pois se ele (a) perceber, soará como falsidade ou duplicidade, perdendo em seguida a confiança ou o respeito em te tratar como um igual.

Em segundo lugar, aprenda a FALAR no tempo e no tom certo. Ou seja, não interrompa seu companheiro (a) quando está falando, principalmente se estiver empolgado (a). Também não fale gritando se não é do costume dele proceder assim, o ideal, é falar com tempero e amor, quando se trata de um casal.

Em terceiro lugar, aprenda a valorizar sua opinião e ponto de vista, ainda que esteja errado, embora no momento você não saiba. Pois o tipo de pessoa que não tem opinião, demonstra falta de personalidade no sentido de que sempre seguirá TUDO o que seu Amor determinar ou opinar ('Maria vai com as outras'). Aprenda desta forma a dizer NÃO.

Em quarto lugar, aprenda a aceitar as críticas e a demonstração de que você está errado (a), pois a humildade é o caminho da harmonia e do sucesso.

Em quinto lugar, procure buscar cultura e conhecimento (lendo livros ou cursando algum tipo de curso) quando você perceber que seu companheiro (a) evoluiu em matéria de cultura, assim você nunca ficará desfalcada (o) num tipo de descompasso 'psicológico-intelectual' numa relação  a dois.

Em sexto lugar, aprenda a brincar junto, a se divertir com as brincadeiras e lazeres de seu companheiro (a), propondo sempre que ele (a) faça o mesmo com suas brincadeiras e meios de entretenimentos.