JESUS TE AMA COMO NINGUÉM POIS ELE É TEU SALVADOR

JESUS FOI FILHO DE ADÃO?



Hoje na EBD (Escola Bíblica Dominical) surgiu esta questão: "Jesus, filho de Maria, nosso Salvador, foi Filho de Adão, o primeiro Homem". Então, foi ou não foi Filho? Bem, esta questão é puramente 'técnica', do mesmo tipo daquela da época escolástica e medieval: 'quantos anjos cabe na ponta de uma agulha?'. Mas, vale a pena responder. Vamos lá.

Digamos que minha filha Emelli foi adotada aos seis meses de idade, recém nascida, de sorte que hoje ela naturalmente nos chame de pai e de mãe. E como tal, teve sua certidão de nascimento registrada quando adotada com os nossos nomes, e assim, nosso sobrenome  já consta no nome  dela desde de então. Portanto, perante a justiça brasileira, os únicos pais da Emelli 'legalmente' somos nós. Ela tanto por criação e por educação, como por direito legal, pode reivindicar sua filiação conosco. Desta forma, meus filhos 'biológicos' são seus irmãos. Nossos parentes próximos e distantes, como bisavô, são seus parentes também. E a única coisa que pode ser facilmente descartada, é o 'elemento biológico', segundo o qual, Emelli, geneticamente não pode ser nossa filha. Mas, tal elemento é secundário do ponto de vista sociológico, antropológico, psicológico, jurídico, político, etc.

Da mesma forma, como José era um legítimo Marido Legal de Maria, Jesus também passou a ter, por assim dizer, seu sobrenome, e como tal, era um legítimo filho legal de José. Sim, perante a sociedade de Nazaré, de Belém, diante do Sinédrio (Tribunal judaico), diante do templo e dos sacerdotes, diante de Roma, Jesus era e foi um legítimo Filho legal de José o Carpinteiro. E assim, por este prisma, poderia montar como fez o Evangelista Lucas, sua genealogia Legal que remonta até o primeiro homem Adão. Portanto, legalmente Adão foi o tataravô de Jesus, e como tal, se poderia dizer que Jesus foi filho (descendente) de Adão, como também de Davi e de Abraão. Contudo, biologicamente e geneticamente, Jesus não era e nem foi Filho de José, nem de Davi, nem de Abraão, e nem de Adão. E quando digo 'biologicamente', estou me referindo à sua 'natureza' humana. Sim, segundo sua Natureza Humana, Jesus não foi Filho e nem Descendente de Davi e de Adão. O Espírito Santo só Usou a Natureza Humana de Maria, a Virgem, para gerar a Natureza Humana de Jesus. Portanto, podemos afirmar este axioma teológico: "Segundo sua Natureza Humana, Jesus foi Filho Legítimo de Maria, mas segundo sua Natureza Divina, Jesus era e é Filho de DEUS-PAI". Sim, o sêmen  (semente> espermatozoide) e semente de José, e assim, de Adão, não puderam fazer parte da fecundação e geração da natureza Humana de Jesus, pois Ele não poderia nascer em PECADO, como nascem todos os seres humanos. Por isso a intervenção do Espírito Santo; Maria, a virgem, foi santificada plenamente para tal gravidez milagrosa e sobrenatural. É isso calera de Jesus!