JESUS TE AMA COMO NINGUÉM POIS ELE É TEU SALVADOR

SER IGREJA OU ESTAR NA IGREJA

O ser igreja (corpo = membro espiritual do Corpo universal de Cristo) é muito mais difícil, de certa forma, do que estar na e frequentar uma igreja (instituição humana denominacional). Vejam, o estar na (como membro visível e físico) e frequentar uma igreja local, no geral, significa sentar num banco de madeira e assistir a encenação e dramatização de um culto público ministrado por um Ministro-Presidente-Pastor-Padre-Mestre de cerimônia. Embora possa participar naqueles poucos minutos litúrgico, tal participação é quase irrisória e desfuncional. Já o ser e viver como Igreja (Corpo ambulante do Espírito do Cristo), envolve e implica num constante desempenho de uma papel e função no âmbito da sociedade-mundo. Ora, esta dialética se dá igualmente na questão ainda mal compreendida: viver no mundo como amigo do mundo, ou, viver no mundo e ser inimigo do mundo.


Não amar o mundo e o que há no mundo no sentido bíblico, mas, ao mesmo tempo viver no mundo e ser seu sal e luz, envolve e implica em ser um Cristão maduro que se comportada como igreja. Percebes a questão? Ser cristão carnal ou ser cristão espiritual é uma constante tensão na qual todos os que nasceram do alto (de Deus) estão envolvidos. Paulo havia dito aos crentes de Corinto: "Não me dirijo a vós como a espirituais e sim como a carnais, como a meninos em Cristo; leite vos dei, e não posso vos dar manjar...". Pois bem, o que significa ser um cristão maduro? Quem está lendo e nos acompanhando, esta é a terceira postagem-post que estamos fazendo sobre esta importante questão. Hoje, daremos mais uma Resposta Cristã Gratuita. Ser cristão, e viver como igreja, significa desenvolver e viver com a maior qualidade do mundo as seguintes funções:

- ser uma bom e excelente pai ou mãe;
- ser um bom e excelente filho (a);
- ser um bom e excelente marido ou esposa;
- ser um bom e excelente amigo (a);
- ser um bom e excelente vizinho (a);
- ser um bom e excelente cidadão brasileiro;
- ser um bom e excelente engenheiro (a), mecânico, carpinteiro, pedreiro, motorista, advogado, juiz, promotor, político, ministro, padeiro, agente de saúde, contador, administrador, corretor, médico, policial, guarda, motor-boy, pastor, sacerdote, padre, cantor, artista, ator, atriz, cineastra, jornalista, doméstica, empresário, agricultor etc, etc.


Mas ser e desempenhar um destes papéis ou até alguns deles, numa dada situação e contexto social, significa e implica em exceder a 'justiça dos fariseus e religiosos' deste mundo (aqueles que só possuem aparência de piedade mas que, faz de tudo para se aparecer e ser aplaudido e elogiado pelas pessoas à sua volta). É fazer com boas motivações = bom coração. É ser e fazer uma dada função e assumir uma dada identidade como e na qualidade de um cidadão do céu. É ser e fazer com um coração cheio de alegria, compaixão e desprendimento. É ser fazer com justiça = a capacidade de tratar os iguais como iguais e os desiguais como desiguais, valorando e aplicando mais o que Deus Quer para suas vidas do que o que elas desejam e merecem. Enfim, é ter dignidade e tratar a todos com dignidade, respeito, sem preconceito e racismo, como seres feitos à Imagem de Deus. Ser cristão e ser simultaneamente Igreja, é ser um pequeno Cristo.