JESUS TE AMA COMO NINGUÉM POIS ELE É TEU SALVADOR

MATURIDADE HUMANA III




Terá sido Jesus de Nazaré um Modelo de Ser humano maduro? Você já parou para refletir sobre isto? Bem, se não, por favor! veja a seguinte reflexão sobre este Ser Humano Nota 1000:

Jesus antes de completar seus trinta anos, não (fez cursinho pré-vestibular e nem prestou ENEM para) frequentou nenhuma universidade da Galiléia, da Judeia (ainda que tivesse tais universidades), ou na famosas cidades-pólos Alexandria e Antenas. Ele não fora bem treinado na escola rabínica como fora seu discípulo Saulo de Tarso --- educado ao pés do famoso Gamaliel. Jesus nasceu numa família pobre!! Se seu pai José fosse pedreiro, Jesus enquanto infantojuvenil e adolescente teria sido "ORELHA SECA" ou simplesmente ajudante de pedreiro. Ora, ao longo de seu curto ministério, nem Jesus e nem seus discípulos escreveram algo que demonstrasse o quanto Ele sentia vergonha de seu passado pobre, ou, por uma momento resmungasse/lamentasse seu passado de pura vergonha aos olhos da atual 'civilização': Deus poderia ter decido enviar seu Unigênito no seio de uma família rica e famosa, talvez numa tradicional família de um dos senadores de Roma/Itália (atual Vaticano), ou como filho de um dos Imperadores Césares, ou ainda como filho de Sêneca, Cícero, ou ainda, quem sabe, de Filo, de Aristóteles ou Virgílio?? Não! nem mesmo de uma família da classe média como foi seu 'primo' João Batista (filho do sacerdote Zacarias, marido de Isabel). 

O Nazareno nasceu como pobre, viveu como pobre e amigo dos pobres, e morreu POBRE e o mais rejeitado dos mortais. Jesus dependeu, ao longo de seu ministério de Pofreta-Messias, de doações: Judas, seu discípulo era o tesoureiro da bolsa do incipiente colégio apostólico, e mesmo sendo ladrão de ofertas, não fora repreendido pelo seu mestre-pobre (compaixão? misericórdia? dar sempre uma segunda chances? Não sei.). Jesus pegou emprestado o cenáculo (galpão?) para celebrar a primeira CEIA do SENHOR; pegou emprestado uma Mula para sua entrada (triunfal?) em Jerusalém; dormiu várias vezes na rua e nos campos; comeu várias vezes nas casas de pessoas estranhas (foi até chamado de comilão e beberrão!!); seu enterro e tratamento fúnebre foi feito por um estranho da família: um homem rico admirador seu. Até o sepulcro fora emprestado! Jesus não tinha VERGONHA de pedi água para beber de uma mulher 'samaritana'! (uma absurdo para uma judeu daqueles dias...).

Contudo, não houve um ser humano em toda a Terra que manifestasse tanto Amor, compaixão, ternura, bondade, misericórdia, perdão, compreensão, paciência, integridade, firmeza, coragem, ousadia, sabedoria, imparcialidade, sinceridade, honestidade, etc, etc, como Ele o demonstrou e vivenciou. Ele não repreendia as crianças, não evitava falar com um mulher em público, não recuou em defender uma mulher flagrada em adultério ou uma mulher com fama de prostituta. Ele estendeu sua mão sofrida e cheia de compaixão a pessoas consideradas Lixo da sociedade: leprosos, cegos, coxos, pedintes etc. Se fosse Hoje, Jesus estenderia suas mãos de amor e de perdão aos homoafetivos, aos aidéticos, aos maníacos estigmatizados como pedófilos e estupradores. Não que Jesus concordasse com a vida de pecados das pessoas, mas Ele sabia muito bem entender como ninguém o que é o ser humano, principalmente os desprezados pela civilização. Portanto, terá a maturidade estes traços vivenciados pelo HOMEM JESUS?